Cinema, Cultura e o Mundo do Trabalho - Intercâmbio Brasil/Canadá

Coordenadora Profª Cláudia Silva Estima
Este projeto tem por objetivo promover um intercâmbio cultural, no qual estão envolvidos o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Câmpus Porto Alegre) e a Camosun College (Victoria/Canadá). Entre as atividades previstas, destaca-se a realização do Ciclo de Cinema, Cultura e o Mundo do trabalho, o qual visa estreitar o contato entre essas duas culturas, pois identifica-se a necessidade de uma formação integral do aluno do ensino técnico/tecnológico por meio do enriquecimento a respeito da sua própria cultura e de outras culturas. Os participantes dessa proposta desenvolverão o aprofundamento de questões que conduzirão ao desenvolvimento de um olhar crítico em relação à cultura, instrumentalizando-os a realizarem trocas culturais mais proveitosas tanto em contextos tanto nacionais, pelas vivências cotidianas envolvendo assuntos internacionais, quanto internacionais, em oportunidades de participação em projetos de intercâmbio internacional.

Filmes 2014
LIXO EXTRAORDINÁRIO


Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

FICHA DO FILME:
Título original: Waste Land
Diretor: Lucy Walker
Elenco: atores desconhecidos
Ano: 2011
País: Reino Unido, Brasil
Gênero: Documentário
DIA:
16/05/14
LOCAL E HORA:
Auditório 9º andar – 19:00h

TRAILER:


=============================================

O VIOLINO VERMELHO


No século XVIII, artesão italiano constrói um violino perfeito, no intuito de homenagear sua esposa, que está prestes a ter um filho. Mas uma tragédia ocorre e a esposa e o filho morrem no parto. O violino construído e, ao longo dos 300 anos seguintes, passa de mão em mão por diversos continentes, sempre produzindo belos sons e acompanhado por uma misteriosa sina.

FICHA DO FILME:
Título original: Le violon rouge
Diretor: François Girard
Elenco: Greta Scacchi, Jean-Luc Bideau, Anita Laurenzi
Ano: Desconhecido
País: Canadá , Reino Unido , Itália
Gênero: Comédia dramática
DIA:
06/06/14
LOCAL E HORA:
Auditório 9º andar – 19:00h

TRAILER:

=============================================

O AUTO DA COMPADECIDA


As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

FICHA DO FILME:
Título original: O Auto da Compadecida
Diretor: Guel Arraes
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro
Ano: 2000
País: Brasil
Gênero: Comédia
DIA:
13/06/14
LOCAL E HORA:
Auditório 9º andar – 19:00h

TRAILER:

=============================================

A GRANDE SEDUÇÃO


A pequena ilha de St. Marie-La-Mauderne é um local esquecido pelo tempo. Seus quase 130 habitantes vivem do seguro social pago pelo governo. Não há médico nem tão pouco uma fábrica. Mas todos se divertem bebendo cervejas no único restaurante da cidade, conversando sobre o nada. O povoado precisa de um doutor para poder sediar uma fábrica de plásticos. Assim, eles montam um plano para tentar convencer o Dr. Cristopher a se mudar definitivamente para o local. Um hilariante e emocionante plano onde os detalhes são tão engraçados quanto estapafúrdios: começam a jogar críquete sem nunca terem ouvido falar do esporte, espalham dinheiro pelas vielas para que ele se torne o sujeito mais sortudo do mundo, numa encenação pra lá de engraçada.

FICHA DO FILME:
Título original: La Grande Seduction
Diretor: Jean-François Pouliot
Elenco: Lucie Laurier
Ano: 2003
País: Canadá
Gênero: Comédia
DIA:
04/07/14
LOCAL E HORA:
Auditório 9º andar – 19:00h 

TRAILER:

Nenhum comentário:

Postar um comentário